sexta-feira, 11 de março de 2011

Em Cristo e em crise


Alguns dizem “não estou em crise, estou em Cristo”. É algo legal de se dizer se considerarmos crise como desespero, problemas crônicos, etc,. Vamos ver por outro lado... A palavra crise (krisiV- krisis) tem sua raiz no grego krinw,(- krino) que é separar, distinguir, julgar, considerar, criticar. Em muitos contextos, muitas aplicações.
Mas na maioria dos textos bíblicos que a usamos (Rm 14.5Mt 7.1/1 Co 11.13 [...]) se refere à julgar entre uma coisa e outra, fazer diferenciação. Então, se alguém está em Cristo, logo estará não poucas vezes em crise. A crise no sentido lato da palavra, traz alterações. Trata-se de momentos em que precisamos escolher. Temos a oportunidade de escolher entre uma coisa e outra, separar para distinguir. Tempo de discernimento, decisão.
O cristão diariamente se sente encurralado, numa tensão por ter que saber o que fazer.   Em momentos assim precisamos julgar corretamente baseados em verdades bíblicas e através da orientação que Deus  dá ao nosso coração. Em Deus vemos traços de decisão, de separação, diferenciação e de discernimento. Somos chamados não para sermos “os bons” que sabem a todo momento o que devem fazer, mas para enfrentarmos as  dúvidas e as confusões e estabelecermos juízos.
Salmos 119.113 fala sobre a inconstância, coração e mente divididos, duplicidade de pensamento. O salmista foge à tentação de oscilar e remete-se ao amor a lei que precisa ser constante, este amor é o que dá forças mediante ao sofrimento (v.92). Escolher a lei consolava o salmista.
No segundo ano de faculdade um amigo me disse algo que ouviu de um pastor chamado Dinart e eu guardei comigo: “Há um nível de graça que só conhecemos quando estamos no limite da dor.”  Um momento de “crise” é o momento exato para parar e discernir o melhor comportamento e decisão apoiando-se na maravilhosa graça de Cristo.
Hev 



3 comentários:

michael disse...

chique! fui citado por uma citacao que eu citei!!! gostei das suas palavras... sempre sao muito coerentes... compartilhe mais no seu blog!

bjo
michael

Juliana De Nadai disse...

Hev,
gosto da maneira como você inova conceitos tão massificados. Estar em crise é, em Cristo, a melhor maneira de crescer e chegar à estatura perfeita...
Beijo grande!

Hev disse...

Michael, saudades amigo.
Ju, obrigada! beijo querida.

Postar um comentário