terça-feira, 19 de abril de 2011

Como adquirir fé


Orlando Boyer, em seu conhecido livro Os Heróis da Fé, p. 147, nos conta a história de Jorge Müller; pregador que Deus levantou para ajudar os menos favorecidos e anunciar ao mundo como Ele honra a fé de Seus filhos de maneira surpreendente. Müller, quando questionado sobre como o crente poderia adquirir tão grande fé, ensinou:

“1) Lendo a Bíblia e meditando sobre o texto lido, chega-se a conhecer a Deus, por meio da oração.
2) Procurar manter um coração íntegro e uma boa consciência.
3) Se desejamos que a nossa fé cresça, não devemos evitar aquilo que a prove e por meio do que ela seja fortalecida.
Ainda mais um ponto: para que a nossa fé se fortaleça, é necessário que deixemos Deus agir por nós ao chegar a hora da provação, e não procurar a nossa própria libertação. Se o crente desejar grande fé, deve dar tempo para Deus trabalhar.”

Por vezes temos facilidade em acreditar em tanta coisa, mas uma dificuldade imensa em crer que Deus pode nos ajudar com nossos problemas. Acreditamos mais no que podemos ver e isto é totalmente avesso a 2 Coríntios 5.7, que diz que nós andamos pela fé e não por vista. O terceiro ponto colocado por Müller é bem difícil de viver. Queremos evitar a prova, se possível for, fugir dela ou fingir que não existe. Gostamos de evitar o que dói e nos voltar para o que dá prazer. Quando não temos as ferramentas corretas para lidar com o problema naquele momento, então preferimos deixá-lo, largá-lo em algum canto da nossa vida. Mas isso só acumula problemas para serem resolvidos.

“Não procurar a nossa própria libertação” é não querer se desfazer de qualquer jeito e a todo custo de algo que te incomoda. É deixar Deus fazer do modo Dele, nos libertando verdadeira e perpetuamente. Não é atropelando tudo que nos livramos das coisas. Pode ser que haja um processo e dentro desse tempo sejamos moldados para uma grande obra e fiquemos mais parecidos com Cristo e mais belos para nós mesmos.

 “Dar tempo para Deus trabalhar” é continuar seguindo o caminho ligado a Deus em oração e atitude. É não querer que as coisas sejam feitas no nosso tempo e deixar tudo agora nas mãos de Deus. Se não há nada que você possa fazer exatamente agora por determinado problema, será que se desesperar vai te tirar do lugar? No momento da provação não há oportunidade real para correr dela; existe a oportunidade para acrescer a intimidade com Deus e mostrar-se absolutamente dependente da provisão divina. 

Se algo está difícil, não evite olhar para o que deve ser feito. Cristãos que agem assim sempre estão com a fé do mesmo tamanho sem falar da imaturidade espiritual, sempre à base de leite. Encarar exige esforço, relutar contra os posicionamentos externos e alheios, sintonizar-se tão somente na voz que traz direção certa e segura. Orar "Senhor, aumente a minha fé" é importante, porque a vida cristã gira em torno de crer no que não dá pra ver nem tocar fisicamente,  mas só orar é pouco. É necessário tomarmos a forma de Cristo que se esvazia de si mesmo, se nega a viver o que não era o tempo e decide encarar a cruz.
Hev

2 comentários:

Austri Junior disse...

Parabéns pelo post!
Vc escreve com maestria!
Bjs, e feliz Páscoa!!!

Hev disse...

Obrigada querido!
=)

Postar um comentário