segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estar só...

O salmista se sente só e abatido. Ele olha para os lados, mas, não encontra refúgio (Sl 142). Jorge Camargo, músico e compositor brasileiro, em Som do Céu canta que do silêncio da escuridão, o amor de Deus o libertou. Sua vida explodiu em profusão e a incomparável sinfonia de Deus, nele se iniciou. Em Quando se está só, letra de Sérgio Pimenta, ele canta: "quando se está só, o silêncio é mais profundo, as noites são mais longas [...] e até a própria sombra parece estar mais junta." Termina a música dizendo que quando se está só, se está porque deseja, "pois Ele, com certeza, não foge de ninguém".

 Na Bíblia a solidão sempre teve um propósito. Deus ama o ajuntamento. Existem momentos que o mais apropriado é retirar-se, reciclar-se, ouvir o silêncio que entra na alma, pôr os quadros das paredes do nosso coração no lugar depois da tempestade. Outros momentos somos conduzidos como Cristo ao deserto para sermos tentados e aprendermos o valor da vigilância. 

Aprendemos. Encontramos diferença entre a solidão e solitude. Revisamos o papel das emoções e o peso da sabedoria. Tudo está mais calmo para ouvir Deus. 

Algumas vezes só nos tornamos completos quando estamos sós- com um propósito. Não se aprende a ouvir as pessoas, sem que se saiba entender, respeitar, valorizar e controlar suas próprias opiniões. Num momento que parece ser de extrema pobreza, é quando as maiores riquezas brotam do seu coração.
Hev


3 comentários:

Juliana De Nadai disse...

Hev,
muito bacana a ideia de diferenciar a solidão da solitude. Acredito que a solitude é necessária a qualquer humano porque é uma forma de se colocar pensamentos e sentimentos em conflito, fazendo emergir mudanças...
Um grande abraço,

Hev disse...

Ei Ju, pouco se fala da diferença entre as duas...É um tema interessante pra se falar.
Beijos querida

Austri Junior disse...

Muito obrigdo pelo seu comentário no meu Blog Teologizar.
Depois voltarei para comentar a sua postagem!

Vou colocar um link do seu blog no meu, para acompanhar melhor as sua idéias, que sei são preciosas, e tbm para divulgar o seu blog. Vc e ele merecem!
Bjs e Paz!

Postar um comentário