segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Eu não sei!



Já faz bastante tempo que não ouço uma pregação viva sobre as desgraças mais doídas que cercaram Jó. Também, quando ouvia não me apontavam grandes reflexões já que todos iam apenas pelo caminho da gratidão e vigilância. O fato é que ás vezes não há sinal de esperança mesmo. E não há sentido pra tudo. Nem tudo tem significado e não é sempre que podemos colocar o nome de Deus numa sentença para explicar o acontecimento. Eu não sei: Talvez seja a afirmação mais sábia em tempos em que realmente não se sabe o motivo.

Eu me sinto a pessoa mais honrada quando tenho a oportunidade de abraçar alguém e dizer: “esta fase vai passar” quando todos ao seu redor exprimem justamente o contrário com os olhos. Pode até haver explicação, mas diga-me como ficaria o seu coração se Deus o tomasse tudo de mais precioso para que o adversário visse o quanto você é fiel e depois, Ele afinal, lhe daria tudo em dobro? Às vezes a Bíblia nos deixa sem palavras. E o propósito dela não é mesmo nos dar todas as palavras e muito menos justificar o que nos ocorre. De tempos em tempos os cristãos se pegam confrontando com as Escrituras, não as querem deixar, mas não podem deixar de pensar. Eu não sugiro que isto seja errado, pois, é um movimento constante que faz parte de um processo de legitimação da fé. Somos moídos até chegar o ponto de não buscarmos explicação pra tudo, de nos sentirmos naquele barquinho que cantamos com tanta força, está nas mãos de Jesus.

Jó perdeu muitas coisas, as quais eu chamaria indispensáveis. Mas não perdeu a si mesmo, não desistiu de lutar contra a dor e a confusão. Experimentar a dor é sempre real, mas acostumar-se a ela faz de nós apenas sobreviventes.

Eu perdi a coragem de fazer muitas pregações. Que bom, as frases que soavam tão bonito não fazem mais sentido. Por isso o evangelho diariamente soa tão hipócrita e falso para muitos, pois é pregado com tanta facilidade que vê-se logo que quem está pregando não passou metade do que está falando e que aquele esboço, quando há esboço, não foi feito sob lágrimas. Como poderia ser lindo e alegre o caminho da cruz? Ou somos masoquistas ou somos seres humanos que querem passar pela dor e não permanecer nela. Admiro os pregadores que ouço quando declaram não ter respostas para tudo e que nunca escondem a dor de suas próprias vidas e que ao cantarem “sim, eu amo a mensagem da cruz” expressam ter a consciência de que esta mensagem atingirá, de maneiras que eles não sabem e talvez não esperam, todas as áreas de sua vida.

Eu tenho algumas explicações ao meu alcance para alguns acontecimentos que ocorrem atualmente no mundo. Eu vejo facilmente porque certos relacionamentos afundam. Consigo ver respostas para frustrações do dia a dia, mas, há coisas que eu não sei, eu não poderia tentar te ensinar e nem me ensinar. Talvez o melhor a fazer seja olhar nos olhos de Jesus e confiar.

2 comentários:

celso silveira disse...

Hj passei por uma situação desta. Em uma conversa com um taxista nao consegui lastro no evangelho para lhe dar um conselho ou dizer algo. Limitei-me, então, a lhe apertar as mãos e lhe desejar paz e graça......importante lembrar O TEMPO TODO Q " TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS". Nao são algumas, mas TODAS, Ele nunca erra.

Hev disse...

Sim Celso...Mais fé..mais fé...precisamos confiar apenas.

Postar um comentário