sábado, 4 de junho de 2011

Memória fraca


Moisés estava muito cansado, desanimado e exausto de “carregar todo o povo”, o que era pesado demais. [Nm 11.14] As pessoas lhe cobravam as coisas e isso o sobrecarregou tanto que chegou ao ponto de pedir sua própria morte a Deus para que não enxergasse sua miséria. 

Entre um e outro momento, lá estava Israel se lamentando e perguntando por que saiu do Egito. Uma memória fraca lhe fazia esquecer um passado escravizado nem tão distante. Isso também nos atinge algumas vezes; quando a situação “aperta” ao invés de pensarmos que aquilo é preciso e faz parte do caminho para nos aproximar de Deus, lembramos das coisas boas que tínhamos no passado com uma nostalgia que provavelmente irrita a Deus.

Quantas vezes Deus se irritou com essa postura de Israel...O Antigo Testamento nos fala muito disso. Na perspectiva bíblica, olhar para trás só serve para aprendizado e memória de libertação. Porque Deus instituiu festas para que o povo se lembrasse do Deus que livra do Egito e supre as necessidades materiais. Ao passo que vemos o quanto o Senhor desejava que o povo seguisse rememorando a libertação, mas caminhando firmemente para a promessa.

“[...], todavia, o meu justo viverá pela fé; Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” [Hb 10.38] Nenhum sofrimento pode te paralisar; Deus agirá dentro dele. Sua fé não pode estar atrelada a acontecimentos felizes. Você precisa praticar incessantemente o exercício de não se desesperar e começar a achar que Deus não vai mandar alimento só porque ele não veio na hora que você queria. “Muitas vezes, nós não somos atendidos de imediato em nossos pedidos, pois precisamos crescer na comunhão com o Doador das dádivas. Somos transformados para um novo posicionamento existencial.” [Paulo R. Rückert, Viver é lutar...Amparado por Deus!].

Deus o ajude a sempre descobrir as belezas do que há mais a frente, e não ceder a tentação de rememorar o ponto de escravidão. A fé em Cristo é resistência ao escravismo, ela trabalha sempre na perspectiva de transformação.
Hev









0 comentários:

Postar um comentário